17 de agosto de 2007

16/08/2007 - Terceira aula / Parte 3

SALA DE AULA




O CAMINHO DA NOTÍCIA-DA PAUTA A TELA

Pollyana Ferrari- Jornalismo Digital
O caminho percorrido pela notícia, desde o surgimento da idéia na reunião de pauta até sua “publicação” na Internet demora, muitas vezes, dez minutos.O relato do fato mais importante de uma notícia na Internet é a própria notícia.
Se o leitor quiser aprofundar-se, precisará utilizar os recursos da hipermídia e avançar sobre o tema em outros links, o que normalmente não ocorre, em função do curto espaço de tempo.
Jovens entre 18 e 25 anos são hoje potenciais consumidores da nova mídia interativa. São eles que se sentem atraídos por um amplo leque de recursos que vão desde compras on-line, home-banking, jogos, entretenimento, até um acesso direto às oportunidades de pesquisa e educação à distância.
A produção de conteúdo jornalístico que circulam na internet vão desde bate-papos com cantores de música pop, passam por discussões sobre a nova coleção de roupas para a boneca Barbie ou o processo de clonagem humana, e chegam a estudiosos de Shakespeare; tudo editado por repórteres ou editores de “news” , que acabam, sem saber, mudando e influenciando hábitos de leitura, alterando o código visual, a língua corrente naquele país, o modo de fazer compras, de portar-se diante da vida e, principalmente, alterando a cobertura da mídia atual.

Nenhum comentário: