12 de agosto de 2007

09/08/2007 - Segunda aula

SALA DE AULA


Definições e características do jornalismo on line

Definição:
Jornalismo Online (JOL) pode ser definido como a coleta e distribuição de informações por redes de computadores como a internet ou por meios digitais.Ainda há outras tecnologias que podem ser incluídas nesta lista: a edição de sistemas de ajuda (help) de computadores, como o Windows Help e o HTML Help, e apresentações de slides para palestras.

Características:
Independentemente de suas múltiplas definições, o jornalismo online apresenta algumas características específicas em relação a alguns aspectos que quase sempre existiram nas mais diversas mídias.
Entre as características mais interessantes do Jornalismo online estão:

  • Instantaneidade

  • Perenidade (memória, capacidade de armazenamento de informação)

  • Interatividade

  • Multimediação, programação

  • Hipertextualidade

  • Personalização de conteúdo, customização

Instantaneidade: É a capacidade de receber mensagens e alertas instantâneos, de acordo com interesse do leitor. Aliado com a mobilidade e o conteúdo altamente especializado, a instantaneidade – se bem explorada pelas empresas jornalísticas – pode ser uma ferramenta diferencial para a difusão de conteúdo em celulares e computadores de mão.

Perenidade: Também conhecido como arquivamento ou memória. O material jornalístico produzido online pode ser guardado indefinidamente. O custo de armazenamento de informação binária é barato. É possível guardar-se grande quantidade de informação em pouco espaço, e essa informação pode ser recuperada rapidamente com busca rápida full text.

Interatividade: As mídias tradicionais sempre tiveram algum tipo de interação, como nas seções de cartas de jornais e TVs e nos telefonemas para programas de rádio (talk radio). Mas no jornalismo on line a interação atinge seu ponto máximo, o leitor pode escolher diversos caminhos para ter acesso as notícias. Na web o leitor pode enviar formulários com comentários sobre uma determinada notícia e ver suas observações colocadas imediatamente a disposição de outros leitores, o leitor também pode participar de diversas votações sobre diversos temas.

Multimediação: O jornalismo on line usa vários tipos de mídia e de formatos de arquivos de computador. Se diz que é uma convergência de todas as mídias. Para que o jornal fique mnais atrativo pode se usar de diversos recursos como: Áudio, imagens estáticas(Fotos) e em movimento(clipes de vídeo), animações.

Hipertextualidade: A hipertextualidade é uma particularidade para atingir o leitor. Como a leitura do jornal on-line é feita de forma não linear, isto é, o usuário escolhe o que quer ler, o jornalista deverá editar sempre os seus textos e blocá-los, permitindo que o usuário tenha livre arbítrio para executar a leitura e fazer suas seqüências. A intenção da hipertextualidade é exatamente esta, fragmentar os textos e deixar à disposição do leitor, ligações (links) para outras matérias se isso for de seu interesse. O leitor não é obrigado a ler o que ele não quer, ele o fará se achar conveniente.

Personalização de conteúdo: Como toda a informação está sendo tratada por computadores, é rápido colher informações sobre usuários/leitores e oferecer a mídia que mais interessa a ele. Esta personalização de conteúdo pode se realizar de diversas maneiras. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.

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