17 de agosto de 2007

16/08/2007 - Terceira aula / Parte 1

O que são medicamentos manipulados
(Com o auxilio de sites de farmácia de manipulação de Port Alegre)

Medicamentos manipulados são medicamentos preparados segundo fórmulas magistrais ou oficinas, cuja preparação compete às farmácias ou serviços farmacêuticos sob direta responsabilidade de um farmacêutico.
A qualidade destes medicamentos depende muito dos cuidados tomados na farmácia que os manipulam, diversos medicamentos podem ser manipulados nas farmácias desde que sejam seguidos os padrões técnicos adequados. Para que isso ocorra da melhor forma possível, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), possui uma resolução que visa estabelecer normas para a manipulação de medicamentos em farmácias. Diversos estabelecimentos já adotaram estas normas e realizam testes periódicos para comprovar a qualidade dos medicamentos que manipulam, entretanto ainda existem lugares que são administrados por pessoas antiéticas, e que por diversos motivos não à adotaram.
Na hora de escolher uma farmácia para manipular um medicamento, ´pe sempre bom lembrar alguns pontos:
* A farmácia deve contar sempre com a presença do farmacêutico, profissional de nível superior habilitado para manipular medicamentos.
* O farmacêutico deve estar à disposição para conversar sobre o tratamento prescrito pelo médico, sobre o medicamento que será manipulado e esclarecer quaisquer dúvidas.
* A farmácia deve expor em local visível quadro, com nome e horário do farmacêutico, alvará de saúde e certificado de regularidade emitido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF). O alvará de saúde é emitido pela Vigilância Sanitária e indica que a farmácia é regular e é periodicamente fiscalizada por este órgão. * Por fim, mas não menos importante, a opção por um medicamento manipulado deve ser compartilhada com o médico. Ambos devem estar cientes dos benefícios e riscos envolvidos nesta opção. Se a decisão for por um medicamento manipulado o paciente deve: escolher uma farmácia da sua confiança, conversar com o farmacêutico e seguir o tratamento prescrito. Em caso de dúvida deve ser consultado o farmacêutico.
Foto:www.qualityfarma.com.br


Nenhum comentário: